quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Propaganda


Como surgiu a propaganda?

A propaganda tem como sua origem no gerúndio do verbo latim “propagare”, equivalente ao propagar. Propaganda é um modo de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou politica. A propaganda sempre esteve ligada á igreja ou às guerras.

Na antiguidade, no estado romano existia relatos de utilização de propaganda, os egípcios usavam os papiros para criar mensagens.
Foi no século XVII na Igreja católica que foi utilizada pela primeira vez “propaganda”, através do Papa Gregório XV que criou a sagrada congregação católica romana para a propagação da fé, a outros povos pagãos.



Com o surgimento da imprensa, das classes e mais tarde com a revolução industrial, as organizações não católicas começaram a utilizar a propaganda como ferramenta para os seus ideais.
Foi a partir da primeira Guerra Mundial que começou a propaganda como uma ferramenta de guerra. Durante a segunda guerra Mundial os conceitos de propaganda obtiveram grande avanço por parte da propaganda nazista. Hitler e seus ministros eram artistas nessa matéria. A maior arma de propaganda nazista era orquestrada através das mensagens que eram passadas várias vezes ao dia. A mensagem poderia sofrer alguma transformação, mas o seu conteúdo deveria ser o mesmo, o cidadão era atingido pela mensagem de todos os lados.
No lado alemão, antes da guerra com a tomada do poder nazista, houve forte censura aos meios de comunicação e artistas. A propaganda falava sobre a superioridade racial Ariana. Os judeus eram descritos como usurpadores, racistas e estupradores. A propaganda alemã destacava a superioridade dos seus soldados. Após o suicídio de Hitler, a sua morte foi anunciada como um ato heroico á frente das tropas e em defesa da sua nação (já perdida).




Tanto os Ingleses como os Americanos propagavam os soldados contra o inimigo, neste caso tratavam os soldados japoneses e alemães como pessoas sádicas, desprovidas de emoções até estupradores. Este tipo de propaganda incitava o ódio e a prática de atrocidades.

Durante a Guerra Fria a propaganda foi utilizada pelos dois regimes, a União Soviética e Estados Unidos. Os americanos propagavam o bem, da liberdade. A propaganda do governo soviético ressaltou a superioridade do seu regime frente ao imperialismo capitalista, com discurso nacional e produtividade.





A Guerra do Vietname foi difundida pela rádio cubana em campanha antiamericana, dentro e fora do País.



No século XVII as propagandas começaram a aparecer em jornais, livros, que patrocinavam a imprensa e medicamentos, que se tornaram muito procurados após algumas doenças terem devastado a Europa. Na virada do século havia poucas escolhas de carreira para as mulheres no mercado, com isso a propaganda abriu-lhes a porta. A primeira propaganda norte americana com apelo sexual foi criada por uma mulher, Helen Lansdowne Resor, para anunciar o Woodbury`s Facial Soap.



Como chegou a Portugal a propaganda?

A propaganda politica em Portugal começou desde o tempo do regicídio de 1908 (Rei D. Carlos e Príncipe herdeiro D. Luís Filipe, assassinados), que levou a implantação da Republica, até á propaganda do regime ditatorial do Estado Novo e os cartazes nos pós 25 de Abril. Na altura do Salazar- Estado Novo existiram cartazes de propaganda ao partido do regime, como a criação da Censura, Pide, Legião Portuguesa, etc.Com a Revolução dos cravos, em 1974, o Estado Novo foi derrubado trazendo a liberdade ao povo e a liberdade eleitoral. Desde então os cartazes trouxeram propaganda eleitoral com candidatos sorridentes preocupados com o futuro do País. Como sabemos cada vez mais os políticos usam a propaganda como um aliciamento aos seus ideais.

Qual a importância da propaganda?

Nos dias de hoje a propaganda é uma ferramenta de extrema importância, vivemos numa intensa era da competitividade, isso faz com que as pessoas pesquizem, inovem e busquem alternativas para alcançar êxito nos negócios. A propaganda bem utilizada é capaz de promover a empresa, fazendo com que o lucro apareça. Cada vez mais as empresas necessitam dessa ferramenta, pois os seus clientes esperam inovações dos produtos.
A Propaganda é aquilo que falamos de nós mesmos para os outros, propaganda é pago em anúncio, televisão, rádio, etc. A propaganda é a arma de convencimento.
Conclusão

De fato a propaganda é um meio importante de comunicação, que foi evoluindo ao longo dos séculos. A propaganda no século XX tinha como objetivo implementar ideais e de promover o liberalismo económico. Tentou-se implantar esses ideais sob a violência de uma intervenção militar ou guerra. Neste século (XXI), a propaganda tem que estar inserida num Mundo voltado para os valores pacíficos. Bem administrada pelos ESTADOS a propaganda tem de ser inteligente. A era da informação pode levar, a longo prazo, uma população mundial mais justa, informada e consciente das diferenças entre as nações.

Carla Tomate

Sem comentários:

Enviar um comentário